terça-feira, 20 de maio de 2014

I ENCONTRO MUNICIPAL SOBRE POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO DE DROGAS "TECENDO CAMINHOS''

As secretarias de assistência social, saúde e educação, em parceria com o  Provopar,  iniciou um debate voltado para a questão das drogas no município de Cambé, objetivando a construção de um trabalho em rede. Os profissionais envolvidos  avaliaram que, no primeiro momento, seria fundamental a sensibilização da rede de serviços, envolvendo todos os atores que atuam nas diferentes políticas publicas. Dessa forma a escolha foi por organizar o

“I ENCONTRO MUNICIPAL SOBRE POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO DE DROGAS. TECENDO CAMINHOS"

Segundo a secretária de assistência social, Angela Pascueto, o diferencial desse encontro está após esse evento macro, onde serão proporcionadas oficinas de formação continuada, com a finalidade de formar multiplicadores nos diferentes serviços da rede municipal e rede público/privada, alinhavando conceitos, buscando embasamento teórico e prático, rompendo com estigmas e criando compromisso com a efetivação da política municipal de enfrentamento às drogas. Na finalização das oficinas, será apresentado por cada participante e/ ou grupo de participantes, um projeto para desenvolver em sua rede de serviço, cumprindo a finalidade desse movimento que é FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES envolvidos com a temática.
  • O evento acontecerá na data de 22 de maio/2014.
  • O local será na Praça de Eventos Village (RODOVIA MELLO PEIXOTO BR 369 KM165, 86192170 CAMBÉ)
  • Os palestrantes convidados são: Silvio Assuí  e Grasiela Barbosa Barreiros
Os Profissionais que farão as oficinas de Formação Continuada são servidores municipais qualificados para abordar a temática de referencia das drogas.
  
 Formação Continuada

  • Junho  - Tema Assistência Social – Desmistificação Do Uso De Drogas
  • JulhoTema Saúde – Porque O Ser Humano Utiliza Drogas
  • Agosto – Tema Educação - Escola O Lugar Do Cuidado
  • Setembro -  Tema Assistência Social –  Estigma
  • Outubro – Tema Saúde - Redução De Danos
  • Novembro – Tema Educação – Rede De Cuidado
  • 27 Novembro – Encerramento / Apresentação de projeto /Certificação 
 



Estagiária de jornalismo Olívia Gravina
 
Cambé realiza o I Encontro Municipal de Políticas de Enfrentamento às Drogas
Na última quinta-feira (22/05), foi realizado na praça de eventos Village o I Encontro Municipal de Políticas de Enfrentamento às Drogas. Idealizado pela presidente do Provopar, Ana Paula Angeli de Andrade e organizado pela Prefeitura de Cambé através das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre autoridades, diretores de escolas, servidores públicos, representantes de entidades e sociedade civil.
A secretária de Assistência Social, Ângela Pascueto, abriu o encontro dizendo que o mesmo foi pensado com compromisso e responsabilidade e com o objetivo de enfrentamento do problema das drogas. “Precisamos enquanto pessoas e profissionais olhar com outro enfoque e nos sensibilizar com essa situação das drogas. Esse evento macro tem como principal objetivo chamar a atenção para essa situação e enfrentá-la”, disse a secretária, que anunciou que a ação terá continuidade através das oficinas de multiplicação do serviço.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elizeu Vidotti, também marcou presença. Vidotti lembrou que a questão das drogas é um assunto grande e desgastante, tanto para os usuários e, principalmente para as famílias. Comentou também que as drogas não escolhem os usuários, mas que os mais pobres estão mais vulneráveis a essa situação. Por fim, destacou que uma ação como essa pode evitar que as pessoas entrem nesse caminho e parabenizou a iniciativa de ter uma sequência de trabalhos.
A respeito do evento, o prefeito João Pavinato fez uma analogia com uma situação em Israel. O país, localizado no Oriente Médio, sofria com a seca e, ao invés de combater o problema, o enfrentou devidamente. “Com relação às drogas é a mesma coisa. Não temos de combater o problema, e sim conviver com ele e enfrentá-lo. Enquanto grupos, temos de ter essa noção de enfrentamento. Procurar a convivência com o problema é a melhor forma de mitigar isso”, disse o chefe do executivo municipal, que destacou também a estrutura técnica do município e a competência das pessoas envolvidas no projeto.
Na sequência, a primeira palestrante do dia, a socióloga sanitarista Graziella Barbosa Barreiros, falou sobre o Trabalho de Articulação de Rede. Graziella, que há 25 anos trabalha no setor de saúde mental e já coordenou o grupo de Álcool e Outras Drogas junto ao Ministério da Saúde, destacou a importância do trabalho em rede no enfrentamento às drogas. Lembrou que, apesar de ser um caminho difícil e cheio de desafios, é o caminho correto.
Com relação à rede de atenção psicossocial, a socióloga destacou que para atender adequadamente os dependentes químicos, a rede de saúde mental deve ser articulada, integrada e efetiva, tendo de considerar as especificidades de cada local e fazer com que o serviço seja adequado às necessidades comunitárias e não o contrário.
Graziella explicou também que um dependente químico, muitas vezes, já tem a vida cheia de limitações e alertou que o profissional da área psicossocial não deve impor limites nos pacientes, e sim entender a singularidade de cada um.
No período da tarde, o doutor em saúde pública Sílvio Yassui ministrou uma palestra sobre os Desafios da Rede de Atenção Psicossocial. O palestrante enfatizou que as diferenças sociais existentes no país atrapalham a qualidade do trabalho na saúde e que um trabalho adequado em rede deve-se levar em conta a regionalidade, ou seja, o trabalho deve-se adequar com as características de cada região.
Por fim, Ângela Pascueto apresentou as Oficinas de Formação Continuada, que será a continuidade do evento. As oficinas tem por objetivo formar multiplicadores nos diferentes serviços da rede municipal e rede público/privada, fazendo com que haja uma efetivação da política de enfrentamento às drogas. Para isso, grupos multiplicadores de serviço foram formados com os servidores das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde que seguirão um calendário de oficinas durante o segundo semestre de 2014. Os servidores interessados em participar das oficinas devem procurar as secretarias em que estão lotados e fazer a inscrição.
Após as palestras, os presentes puderam participar de um coffee break no local do evento, além de receberem o certificado da participação.

 
















 Fotos: Anselmer dos Anjos/Olívia Gravina
 
Estagiária de jornalismo Olívia Gravina

Nenhum comentário:

Postar um comentário